quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conecta_Dolor - JORNAL MURAL - 9ºA - Língua Portuguesa

Projeto Conecta Escola – Jornal Mural
Turma: 9º A – Matutino
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora Regente: Luclécia Matias
Professor de Tecnologias: Francisco Carlos



Teve início o desenvolvimento do Projeto “Os Gêneros Textuais no Jornal Mural” da Professora Luclécia com a turma do 9ºA. Os alunos foram organizados em grupos de dois ou três para realizarem as pesquisas na sala de tecnologias e preparar textos dentro do tema e do gênero selecionado a ser publicado no Jornal Mural.
O intuito é oportunizar os alunos a conhecer mais de perto a elaboração dos mais diversos gêneros os quais estão disponíveis diariamente em todas as atividades que cada indivíduo realiza, por exemplo: letra de música, horóscopo, bilhete, poemas, notícias jornalísticas, histórias em quadrinhos, charge, curiosidades, piadas, versículos bíblicos, sinopses de filmes, resultado de pesquisa, dentre outros.
Vemos no Jornal Mural uma boa possibilidade de trabalhar os gêneros textuais, pois é um suporte que abrange grande quantidade de gêneros, além de ser um material produzido pelo próprio estudante.
No Jornal Mural o aluno poderá expressar-se livremente, publicando textos pertinentes ao seu grupo, porém respeitando as características de cada gênero textual. O aluno ganhará habilidade na percepção das circunstâncias em que os textos são produzidos, ao público alvo a que são dirigidos e conhecerá uma grande variedade de textos.












O dia da exposição dos textos no mural é muito esperado pelos alunos produtores, mas também por toda a escola. Os resultados das pesquisas são a maior expectativa. Todos desejam saber quem é a Miss Dolor, o Mister Dolor, o jogador destaque nas modalidades esportivas, assim como quem é o professor mais simpático, mais engraçado, mais paciente, mais sério, enfim... Para isso são realizadas várias perguntas num questionário que os alunos de outras séries respondem, depois faz-se a contagem dos pontos e tem-se o resultado tão esperado.
Os alunos aguardam também os bilhetes com recadinhos do coração que podem ser de amigos, namorados, professores. É um momento de troca de palavras de afeto.
A diversão é garantida com a leitura das piadas, das charadas, das histórias em quadrinhos e das charges. Há quem fique emocionado ao ler as mensagens reflexivas sempre com uma moral no final.
Os alunos participantes sentem-se orgulhosos ao verem o trabalho exposto e os outros alunos da escola prestigiando curiosos para ler cada texto produzido.

Parabéns aos alunos do 9º A pelo lindo Jornal Mural !

Professora Luclécia Matias

Um comentário:

  1. Parabéns a toda escola, em especial aos professores regentes, da STE e alunos. Sentimos falta das fotos dos alunos desenvolvendo as atividades na STE, mas sabemos que em breve aparecerão. Abraços!

    ResponderExcluir