sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto Conecta - Energia Elétrica



Projeto Conecta Escola – A Energia Elétrica
Turma: 9º C – Matutino
Componente Curricular: Matemática
Professora Regente: Ivaldete
Professor de Tecnologias: Francisco Carlos

Devido à demonstração de desinteresse dos alunos em sala de aula e baixo índice de aprendizagem, este projeto visa promover um trabalho interdisciplinar e dinâmico em consonância com os conteúdos propostos na ementa curricular desta série. Vem juntamente com apoio da STE, dar enfoque a um tema de extrema importância para a sociedade contemporânea “a energia elétrica”. Tema esse, que estará vinculado a inúmeras aplicações nas atividades envolvidas num trabalho que busca conscientização do consumo desenfreado, no repensar de atitudes sobre o desperdício da mesma, já que a produção de energia em larga escala e de forma agressiva vêm causando danos irreparáveis ao meio ambiente e conseqüentemente ao planeta.


Objetivos:
·         Compreender a matemática como instrumento de análise da ação do homem no mundo, visando à sustentabilidade;
·         Estabelecer um paralelo entre o estudo de função e consumo de energia elétrica;
·         Entender os vários tipos de representações gráficas utilizadas de acordo com o assunto;
·         Realizar cálculos algébricos.

No dia 16/09/2011 como ação disparadora os alunos assistiram um vídeo sobre a energia elétrica no Brasil. Na STE em 20/09/2011 os alunos iniciaram uma pesquisa na internet, sobre o que é energia elétrica, como é gerada, de que maneira medimos a energia elétrica, o que significa apagão, porque existe horário de verão, em quais estados e fazer análise do consumo de energia elétrica em sua casa.

Um comentário:

  1. Nossa Francisco isso é fantastico. Tenho certeza que serão momentos inesquecíveis para os alunos. Parabéns a todos os envolvidos. Abraços

    ResponderExcluir