segunda-feira, 22 de agosto de 2011

XADREZ: APRENDER FAZENDO

TABULEIRO EM CONSTRUÇÃO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRENDER A JOGAR XADREZ E A PENSAR.




OBJETIVOS:
O projeto tem como propósito de contribuir para a construção de uma escola comprometedora com as necessidades e a auto-estima dos alunos, criando oportunidades para que eles possam aprender o xadrez, um esporte de apreciável valor na sua formação intelectual, por estimular o desenvolvimento mental, aumentando a capacidade de cálculo, raciocínio e concentração.
PÚBLICO-ALVO BENEFICIADO:
Alunos do Ensino Fundamental



DESCRIÇÃO SUCINTA DA METODOLOGIA:
O professora Ana Claudia de Souza Andrade “Tuka” inicia oralmente um questionamento informal com os educandos, enfocando a origem do xadrez, movimento de peças e regras. 

No segundo momento, os alunos desvendam os segredos do jogo num tabuleiro monocromático e fragmentado em 64 quadrados com 10 cm de lado cada um. O terceiro momento é a oficina ludo-pedagógica, confecção de tabuleiros coloridos de cartolina, EVA e peças artesanais de tampinha de garrafas onde a cor determina o movimento das jogadas. No quarto momento, aulas expositivas em mural didático, gigante e imantado, pelo Sistema Simétrico. 
No último momento as atividades intra e extraclasse: torneios, simultâneas, vídeo, internet, exposições, etc; além do xadrez vivo, com envolvimento e performance dos alunos na quadra da escola.

DIFICULDADES ENCONTRADAS:

•Dificuldades em aprender regras e jogo;
•Obstáculos para se determinar locais silenciosos para a prática do jogo;
•Sensibilização de professores leigos quanto à importância do jogo para a aprendizagem do aluno;
•Aquisição de livros para iniciantes; 






RESULTADOS ALCANÇADOS: Humano: A socialização e a visão espacial dos educandos, pois o xadrez apresenta jogadas necessárias a identificação e percepção de objetos ou peças com diferentes formatos em várias posições.
Físico: A beleza, a estética do ambiente escolar enriquecido pela prática do xadrez.



2 comentários: